Primeira empresa do ramo membro do GBC Brasil, Walsywa renova parceria e reforça o compromisso com práticas sustentáveis.
O setor de construção civil continua sendo um elemento crítico na corrida para manter as emissões de carbono abaixo dos níveis aceitáveis para o planeta.
Atualmente, os edifícios consomem 36% da energia produzida e são responsáveis por 39% das emissões globais de carbono, tornando-se o setor que mais contribui para as mudanças climáticas.
Ciente disso e compromissada em colaborar para reduzir a emissão de poluentes no planeta, a Walsywa foi a primeira empresa brasileira do ramo a se tornar membro do GBC (Green Building Council), órgão internacional responsável pela certificação de empreendimentos sustentáveis ao redor do mundo.
A GBC busca viabilizar a diminuição da emissão carbono através do sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em mais de160 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.
A certificação LEED funciona da seguinte maneira:
- O LEED possui 4 tipologias, que consideram as diferentes necessidades para cada tipo de empreendimento:
- Cada tipologia é analisada em oito áreas:
- Cada área possui pré-requisitos e créditos:
- Créditos são ações que o LEED sugere, sempre focadas em performance de desempenho. A medida que o empreendimento assume tal ação, recebe uma pontuação.
- Pré-requisitos são ações obrigatórias em qualquer empreendimento que busca a certificação. Não cumprindo um dos diversos pré-requisitos, impossibilita o empreendimento receber a certificação.
- 110 é o total de pontos possíveis em todas as tipologias. Os pontos são conquistados a medida que o empreendimento aplicar os créditos sugeridos pelo LEED. Após isso é classificado com a determinada faixa de pontos.
Hoje, a média de redução no Brasil de desperdício de água e energia, emissão de CO2 e descarte de resíduos, já é consideravelmente alta.
No Brasil, já são mais de 650 mil metros quadrados de projetos e construções que estão dando passos significativos para se tornarem mais sustentáveis, o que nos mantém em 4º lugar no ranking mundial, atrás apenas do Canadá, China e Índia.
Juntamente com a GBC a Walsywa assume esse compromisso focando em melhorar nosso mundo através do poder da construção sustentável. Nossas ações visam demonstrar que com esforços coletivos podemos gerar mudanças significativas que nos aproximam de uma visão de edifícios, comunidades e cidades que regeneram e sustentam a saúde e a vitalidade da vida para a atual e as futuras gerações.
A Walsywa fornece produtos químicos – WQI 44 Plus e WQE 500 Plus – com a quantidade de Composto Orgânico Volátil (em inglês, VOC) abaixo do limite especificado no LEED 2009.
Com isso, além de colocar o Brasil no mapa das edificações autossuficientes, provamos para o mercado que a sustentabilidade é economicamente viável e está ao alcance dos brasileiros.
A Walsywa segue fixando sua história e cuidando do nosso planeta.
Fonte: https://www.gbcbrasil.org.br