Histórico
A Estação Barra Funda do Metrô faz parte da Linha 3 Vermelha que une as regiões da Barra Funda à Itaquera no sentido leste oeste.
A estação foi inaugurada em 1988 e atualmente tem uma movimentação de aproximadamente 60 000 passageiros por dia.
Aplicação
Com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários, a Companhia do Metrô de São Paulo vem ampliando a instalação de portas automáticas nas estações, no local de embarque e desembarque.
As portas de segurança são abertas somente quando os trens estacionam na plataforma, o que evita a queda de passageiros ou objetos nos trilhos, oferecendo assim, mais segurança aos usuários.
Esse mecanismo já opera na estação Corinthians-Itaquera, da Linha 3 – Vermelha e nas linhas 4 – Amarela e 5 – Lilás, operadas pelo setor privado e agora chegou a vez da Estação Barra Funda contar com este benefício.
Na instalação do sistema de portas automáticas, é necessário realizar um reforço estrutural em pontos específicos do chão da plataforma, que nessa região fica em “balanço”, ou seja, não está apoiado sobre a terra.
Este reforço estrutural, consiste na fixação de vergalhões na estrutura existente, aumentando a densidade da armadura em pontos específicos, para que esta, possa suportar adequadamente o peso das portas, bem como esforços oriundos da sua movimentação.
Para a realização deste reforço está sendo utilizado o chumbador WQE 500 da Walsywa que é uma resina à base de epóxi puro de cura lenta e alta resistência, ideal para a colagem de vergalhões no concreto.
Por ser uma resina bi-componente fornecida em embalagem plástica com bico misturador, o WQE 500 apresenta vantagens sobre outros sistemas colagem de vergalhões, pois garante o completo preenchimento do furo com a resina.
Além dessa vantagem, o WQE 500 também pode ser aplicado em furos feitos com brocas comuns ou em furos feitos com coroa diamantada