Na construção da passarela de emergência da Linha 5 do Metrô, houve a necessidade de fixação de suportes de concreto pré-moldados para a sustentação de placas de concreto que, por sua vez, formam a passarela.
Os referidos suportes foram fixados na superfície interna do túnel que é revestido com anéis de concreto e, para esta aplicação, especificamos a fixação da barra roscada com Chumbador Químico WQE 500 Plus, uma resina de epóxi puro (de cura lenta), devido às condições da aplicação listadas abaixo:
- Necessidade da realização de pequenos ajustes no momento da colocação do suporte
- Furação realizada com coroa diamantada
- Presença de água no furto
- Alta resistência à tração e ao cisalhamento
Para a homologação (aprovação) do produto, foram solicitados, pelo consórcio e pelo Metrô, testes de aplicação e tração com cinco amostras no local da aplicação, com posterior fornecimento de relatório.
Além dos testes práticos, foi solicitado também um memorial de cálculos que comprovasse o funcionamento do sistema de fixação indicado, considerando fatores como resistência do concreto, diâmetro e embutimento da barra.
Após a obtenção dos resultados esperados nos testes e com a comprovação dos mesmos por meio do memorial de cálculo, o produto foi homologado pelo Metrô e fornecido pela Walsywa.